Tudo começou em 2018, quando a Árvore recebeu da Unimed-BH a missão de criar uma ação de impacto, voltada à promoção da saúde e do bem-estar e à experiência de marca. O Desperta – corpo, mente e alma nasceu com a premissa de que cuidar da saúde vai muito além de realizar atendimentos e tratar doenças e, ao mesmo tempo, de que cuidar preventivamente da saúde não é realidade para muitas pessoas, que precisam de incentivos e oportunidades para se conectarem a esta ideia. Por isso, o festival foi pensado como algo com poder de despertar e em que as pessoas não são mero público de shows e apresentações, mas protagonistas, formando uma rede positiva em favor da causa e, consequentemente, da marca. 

A primeira edição do festival, em 2019, em Belo Horizonte e Betim, foi o maior evento realizado nos quase 50 anos da Unimed-BH — três dias, 38h de programação, 84 atrações culturais e bem-estar, 26 mil pessoas impactadas diretamente. No ano seguinte, contudo, o enfrentamento da pandemia de Covid-19 não poupou ninguém de desafios. Encontrar formas de manter o foco original do festival em promover a saúde esbarrava em dois problemas:

  • Unimed-BH não poderia fazer um evento que colocasse em risco a saúde do seu público
  • teria muito trabalho a fazer em seu foco principal: a saúde de seus clientes e da população

A história do Desperta dava um passo rumo a um formato inusitado e inesquecível: um festival Drive-in!

A estrutura do drive-in já estava pronta. Toda ela feita pela GoDream/NaSala, que usaria o espaço para filmes e shows no formato resgatado da década de 60. O papel da Árvore foi criar um novo projeto dentro da mesma estrutura.

A Árvore atuou na concepção do projeto, na curadoria de programação, na mobilização local de públicos e na produção de conteúdo. Cuidamos também das conexões entre os parceiros. Ativamos a rede do Desperta, construída em 2 anos, para unir atrações e fornecedores empáticos ao momento e ao desafio de fazer acontecer um formato completamente novo.

Uma programação plural

Cada dia do Festival Desperta ganhou uma programação diferente para traduzir a essência do projeto e se conectar com um público diverso e amplo, algo importante para uma marca líder como a Unimed-BH. As atrações incluíram MPB, música eletrônica, samba, palestras, literatura, atividades para as crianças e até uma breve sessão de alongamentos dentro dos carros.

Ao longo dos 12 dias de festival, os ingressos iam sendo retirados pelo Sympla para a experiência presencial e, para acesso online para quem estava em casa, no canal da Unimed-BH no Youtube.

Para quem esteve presencialmente no Festival, a segurança esteve em primeiro lugar, seguindo os protocolos definidos à época: 

  • aferição de temperatura na chegada;
  • circulação restrita de pessoas;
  • banheiros higienizados a cada uso;
  • distância segura entre carros;
  • equipe de produção com EPIs reforçados;
  • compra de alimentação e bebidas via aplicativo, com entrega nos carros.

Energia contagiante

Na plateia, palmas deram lugar a buzinas e piscadas de farol. De dentro dos carros, o público acolhia os espetáculos e experimentava a sensação transformadora da arte, da cultura e do conhecimento.

No ano em que o mundo quase parou, vimos a arte e a conexão humana alimentarem a esperança de dias melhores. Auxiliamos a Unimed-BH a marcar seu papel de liderança no segmento ao conceber um formato seguro para uma experiência de entretenimento alinhada ao seu posicionamento. Que, ao mesmo tempo, facilitava o diálogo da marca e criava um ambiente aberto à experimentação para a Unimed-BH.

CRÉDITOS

Equipe Árvore:

Janaína Magalhães
Rafael Araújo
Chris Vinti
Fabrício Santos
Fred Bottrel
Gabriella Gonzaga
Cristiane Patrícia
Polyana Santos
Aline Rosa

Parceiras:

Gabriela Santos
Kelly Almeida

 


Foto:

Gustavo Baxter/Nitro
Nereu Jr./Nitro


Quer fazer um

projeto com a Árvore?